quinta-feira, 6 de maio de 2010

Terapia Ocupacional: Uma Profissão Apaixonante!


A quem ainda a desconheça, a quem diga que ela trabalha apenas com "loucos", a quem acredite que somo palhaços, que só sabemos brincar.

Pois bem, a T.O, como conhecida pelos mais íntimos, não trabalha com "loucos". Ela trabalha para que todos aqueles que possuam um distúrbio mental e, que por conta deste perderam sua identidade e seu lugar na sociedade, a resgatem com dignidade. Fazendo-lhes acreditar que ainda podem sim, fazer parte da sua própria vida e da vida das pessoas.

A T.O é humana, pois acredita que por trás desse ser humano julgado por muitos como "louco", exista também um ser humano capaz de amar, brincar, estudar, trabalhar, etc. E é por isso que ela jamais os abandona, e está sempre pronta para ajudá-los através de suas atividades, devidamente analisadas, para inserí-los novamente no mesmo mundo que um dia os rejeitou.

O palhaço é um profissional que transmite alegria por onde passa. Para ele não há tempo ruim. Nada lhe faz perder o brilho no olhar e independente de um dia ruim, precisa estar feliz para fazer os outros felizes. E se essa alegria, faz nossos pacientes felizes. Então, somos palhaços!

É na brincadeira que resgatamos os nossos desejos, os nossos sonhos de criança.

O brincar é uma ferramenta utilizada pelo T.O para recuperar a auto-estima perdida de uma criança, de um adulto e até mesmo de um idoso.

Pesquisas já comprovaram que uma simples brincadeira pode acelerar o processo de recuperação de crianças com doenças graves e que encontram-se hospitalizadas, diminuindo esse tempo de internação.

Então...por que não proporcionar isso a quem precisa?!

Por esse motivo e muitos outros, que sou apaixonada pelo que faço. E tenho orgulho disso! E acredito cada dia, mais e mais, nessa profissão!

Abçs.

Anne Milene Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário